sábado, 3 de outubro de 2009

Integrando Literatura e Vídeo

              Cansada de ver os trabalhos bimestrais de análise de livro sendo copiados integralmente da internet, propus, então, a meus alunos,  numa das minhas aulas de Literatura,  que lessem dois contos de Machado de Assis (A Cartomante e O Esqueleto) e escolhessem um para fazer a adaptação para  HQ ou Teatro.
             Houve alunos, porém, que insistiram em que eu colocasse a "prova do livro" como opção. Coloquei, apesar de eu achar não muito produtivo.
             Quanto ao teatro, este deveria ser adaptado e filmado e/ou fotografado por mim e por eles mesmos. Houve um grupo que, infelizmente, não se dispôs a participar do vídeo em função da exposição de sua imagem na rede - fato este absolutamente aceitável.
             O bimestre sobre o Realismo foi finalizado com dois grupos de teatro interpretando "A Cartomante" e um grupo, "O Esqueleto"; além disso, houve uma adaptação do conto "O Esqueleto" para História em Quadrinhos e dez alunos realizando prova escrita sobre os contos.
             O fato mais interessante, que foi percebido não só por mim e pelos próprios alunos, mas também por outros professores,  foi ver a empolgação e dedicação deles na realização do trabalho.
             Enfim, para o próximo bimestre,  já fui "intimada" por eles a escolher novos contos para que possam apresentar e filmar.
            Pronto... alcancei meu objetivo. Leram Machado, identificaram nos contos as características realistas, interpretaram, elaboraram cenário e figurino, filmaram, fotografaram e simplesmente A-DO-RA-RAM fazer isso.
             Fica aqui, minha sugestão praticamente infalível de motivação em sala de aula e  de integração vídeo-Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário