segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Afinal, por que tanto MP?

              Você sabe o que significa a  sigla MP3 e a diferença dela para MP4?  E para que tanto MP: MP5, MP6...? 
              Ora, vamos devagar. Está certo que a tecnologia evolui muito rápido nos dias de hoje, mas não vamos exagerar. Tudo isso não passa de jogada de marketing para chamar atenção para as novidades e vender mais, é claro.
              MP é uma abreviação de MPEG = Moving Picture Experts Group, que é um padrão de áudio e vídeo, iniciada pelos padrões MP1(1988) e MP2(1992) que foram substituídos de vez pelos padrões MP3 e MP4. Portanto, em relação à extensões de  áudio e video,   atualmente, só há esses dois tipos de MP:
 - MP3 é um tipo de compressão de áudio, que deixa o arquivo com um tamanho bem reduzido em relação ao original, mas mantém a qualidade da música ainda que com algumas perdas, mesmo que imperceptíveis.
 - MP4 é a extensão de compressão para vídeos, reduzindo-os em mais da metade do seu tamanho original. 
             Já o MP5, que nada tem a ver com compressão ou formato, ficou comercialmete instituído como um aparelho que tem, ao mesmo tempo, um MP3 player, uma tela de LCD para visualizar os vídeos em MP4 e ainda uma câmera para fotos ou vídeo. 
            O resto dos MPs é pura invenção mercadológica só para atrair compradores, já que o número do MP do aparelho aumenta de acordo com o número de funções que ele traz, no caso pode ser: Bluetooth, Java, GPRS e até mesmo TV. Daí, a terminologia MP6, MP7 e assim por diante. 
            Para entender de vez as diferenças entre eles, assista o vídeo abaixo do programa Olhar Digital .


Nenhum comentário:

Postar um comentário