sábado, 26 de setembro de 2009

Celular em sala de aula: vilão ou aliado?

Alunos recebendo ligações fora de hora, escrevendo mensagens de texto, jogando, ouvindo música, tirando fotos e filmando quando o professor não está olhando e até (sim, esse é o top na evolução tecnológica escolar) novos métodos de cola por SMS ou foto via celular. Como proceder diante disso?
Apesar de o uso do celular em sala de aula ser proibido por lei, essa é uma situação difícil pela qual todo professor passa diariamente e o deixa sempre numa "saia justa".   Tirar o celular do aluno e devolvê-lo quando a aula acabar? E como controlar todos os alunos ao mesmo tempo, se os próprios pais ligam no meio da aula?  
O ideal seria que os professores aprendessem como utilizar essa tecnologia a seu favor. Afinal se você não pode com seu "inimigo", junte-se a ele. Integrar o celular em aulas de História, Geografia, Português, entre outras,  fazendo com que o aluno faça suas próprias versões da realidade, com vídeos e fotos, tornando-o autor de seu próprio conteúdo, isso o incentivaria, e muito, tornando-o mais participativo e interessado não só  na sala de aula, mas também no mundo ao seu redor.

Essa questão foi discutida também no Fantástico. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário