sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Escrita Colaborativa Presencial


                  

             
               A proposta dessa aula foi passar o modelo de escrita colaborativa virtual  para o real. Assim vários grupos foram formados e cada um iniciou a produção do  texto de acordo com o tema proposto.
              A maioria dos grupos criou contos, mas houve quem seguisse o estilo jornalístico, como se estivesse relatando uma notícia. 
               A ideia era bastante simples, tal como acontece em sites de escrita colaborativa: uma pessoa começa uma história, escrevendo uma ou duas frases e, logo depois, a folha do texto circula entre os participantes, de forma que todos escrevam uma ou duas  linhas continuamente até  a conclusão da história. O mínimo de linhas proposto foi de 30 linhas em virtude do  grande número de participantes, cerca de 8 pessoas em cada grupo, numa turma de 56 alunos. A duração da aula  foi de dois tempos seguidos (1h30).
                Houve, porém,  uma diferença marcante em relação à escrita virtual: a pré-discussão de ideias na elaboração das frases. 
               No orkut, por exemplo, a frase inicial é proposta pelo autor do fórum.  Então, ela já está pronta  quando um participante resolve continuá-la. O importante é que não há qualquer tipo de contato prévio com os outros participantes no texto colaborativo virtual, até porque não se sabe quantos serão os participantes,  nem muito menos quem. O forum é aberto e não há limite de linhas nem de tempo para ser escrito. Apenas deve-se primar pela coesão e coerência textual. 
                 Portanto, qualquer um que faça parte da comunidade de escrita colaborativa pode acessar e escrever sua parte na história, sem ter noção do que o próximo autor escreverá. Isso evita a manipulação da história quando em  grupo em sala de aula, onde os alunos resolveram discutir a história antes de escrevê-la. Isso sim fez uma diferença enorme na escrita presencial. 
                O resultado, contudo, foi bastante satisfatório em relação à criatividade e à colaboração. Todos os alunos prontamente se motivaram a participar desse  "texto a várias mãos",  ansiosos pela frase que seria escrita logo em seguida à sua. E como surpresa, com a qual eu não contava, meus alunos pediram para fazer mais escritas de acordo com essa proposta, alguns, inclusive, me propuseram a produção de músicas (estilo rap) e outros até pediram poesia. 
              Devo levar em consideração a vontade de cada um, pois a motivação deve ser sempre incentivada. Só sei que há tempos  não via meus alunos tão instigados numa aula de português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário